Alagoas sedia, nesta quinta (28) e sexta-feira (29), o Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação (FNCEE). O evento, promovido pelo Conselho Estadual de Educação (CEE) e FNCEE, com o apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), acontece no Centro de Convenções Ruth Cardoso, no bairro do Jaraguá, e tem o intuito de aglutinar discussões acerca das políticas educacionais, fortalecendo os sistemas de ensino e os conselhos de educação.

 

O Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação é uma instituição colegiada que congrega todos os Conselhos Estaduais de Educação do Brasil divididos em regionais. A reunião plenária acontece ordinariamente em todas as regiões. O evento é aberto ao público e participam da reunião 17 estados brasileiros, além dos conselheiros de Alagoas.

 

O presidente em Alagoas, Eliel dos Santos de Carvalho, explica que esse Fórum traz um diferencial, que é a discussão do tema Notório do Saber, para a educação técnica e tecnológica, um assunto que ainda não foi discutido no país e cujo debate se inicia em Alagoas.

 

“O propósito é difundir, lutar por uma educação de qualidade, por um ensino melhor, pela democracia dos conselhos e, acima de tudo, que os conselhos tenham um trabalho feito em parceria com as Secretarias e o Ministério da Educação (MEC). O intuito é entrarmos num consenso em busca do mesmo objetivo, que é a educação de qualidade”, afirmou.

 

Debate

 

Edvaldo Neneu da Silva, secretário-executivo do Conselho Estadual de Educação, destacou a importância dos temas abordados e debatidos durante a reunião. “Estamos discutindo assuntos de relevância nacional, a exemplo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), um tema que interessa não só ao estado de Alagoas, mas a todo o país”, disse.

 

Marly do Socorro, coordenadora estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME) e Conselheira Presidente da Câmara de Educação Superior de Alagoas (CEE/AL) afirma que o evento propiciará contribuições para a melhoria da educação de Alagoas.

 

“O fórum permitirá que diversos segmentos sejam ouvidos e contribuam neste processo pela busca de melhorias na nossa educação. Para mim é gratificante fazer parte deste momento”, declarou.

 

Ao final da reunião será elaborada uma carta regional de compromisso, onde são pautadas todas as demandas que foram discutidas durante a reunião plenária do FNCCE.